O Bazar do Video, empresa fundada em 1985 dedicada ao comércio de material audiovisual, esteve em contacto com as artes plásticas desde a sua formação, inicialmente como fornecedor de equipamento tendo-se transformado rapidamente num local de aconselhamento e parceria técnica para quem raramente encontrava soluções capazes para a resolução de problemas.

Durante anos trabalhámos directamente com artistas e instituições de modo a conseguir sempre os melhores resultados, encontrando meios para complementar e concluir ideias retidas por barreiras tecnológicas.

Em 1991, os sócios do Bazar do Video adquiriram a Sociedade Óptica Técnica OPTEC, na perspectiva de expandir o ramo de actuação para a produção cinematográfica, aluguer de equipamento, formação, produção de eventos.

Através da OPTEC, começámos a instalar peças de arte em que o vídeo era o componente essencial, mantendo uma proximidade muito grande com os intervenientes. Foi no seguimento deste envolvimento, desde a concepção da obra até à sua apresentação que nasceu a ideia de criar um serviço que se dedicasse em exclusivo à arte e aos artistas, preenchendo uma lacuna nesta área. Não teremos dificuldade em encontrar no mercado empresas que façam instalações de audiovisuais, mas até agora nunca existiu um serviço que pensasse somente na arte, nos artistas e no seu trabalho e os executasse com competência técnica e sensibilidade artística.

A Balaclava Noir nasceu para colmatar esta lacuna, criando propostas e soluções para quem trabalha com este medium que tão rapidamente avança e se transforma. Contamos para isso com uma equipa especializada, dinâmica e sensível às necessidades do artista e aos requisitos técnicos de uma peça ou instalação, liderada por um director técnico extremamente dedicado, com formação abrangente, quer técnica quer artística.

Pretendemos assim propor um serviço completo, ou complementar, a instalações e exposições, bem como a artistas e produtores dentro das condicionantes próprias de cada projecto.

Em Stoli, you stole my heart expandimos o espectro da nossa actuação, para além da consultoria e acompanhamento técnico estamos na produção do projecto desde a sua génese e envolvemo-nos no design do espaço e iluminação.

Procuramos que o nosso trabalho seja cada dia mais multidisciplinar e multifacetado de forma a que possamos estar presentes e acompanhar todas as fases de cada projecto.

João Daniel Chaves