/Ana RITO/

Nigredo, 2012-2013.
Vídeo HD, PAL, cor, s/som, 26´, (loop), Ed. 1/3 HD Vídeo, PAL, color, silent, 26´, (loop), Ed. 1/3
Copyright © Ana Rito 2012-13

“ – Sentiste o teu pensamento avançar mais um passo no silêncio? Sentiste-o avançar no silêncio? Dentro de cada ser ressurgem os mortos. A noite com outras noites em cima. (…) O homem rói dentro do homem, criam-se olhos que veem na obscuridade. (…) Aqui agora a escuridão é viva.”

Herberto Helder, Ou o poema contínuo

«Em Nigredo (2011-2013), as duas figuras surgem lentamente da escuridão, gesto após gesto, desenhando os seus contornos através de apontamentos de luz, emergindo do “vazio” para a ele tornar e repetir o ciclo, uma e outra vez, num movimento contínuo. Nestas imagens, que funcionam tanto como espelho (onde o reflexo não imita, mas antes cria imagens dissonantes, tremulações, intermitências da razão que vive aportada na memória e no esquecimento), como eco, como ressonância e repetição, os corpos oscilam entre o seu desvelamento e a sua ocultação, através de uma ação ritualística que se arrasta no tempo e no lugar. A única luz é aquela que o gesto oferece (...) O que a luz vai desvelando são andamentos que revindicam a sua circularidade, destruindo o ponto de vista bidimensional que a linearidade aponta, optando, propositadamente, por um vocabulário que se sustenta em elementos muito simples, como a marcha, que permite a deslocação no espaço, intensificando ou distendendo as ligações entre os corpos e os objetos.»

Ana Rito, 2013


Ana Rito vive e trabalha em Lisboa.
Desenvolve a sua atividade entre a prática artística (vídeo, filme, performance), a investigação e a curadoria, concebendo projetos de carácter transdisciplinar. Numa sequência de apresentações individuais destacam-se, em 2006, “Melancolia”, no CAPC - Círculo de artes Plásticas de Coimbra, onde desenvolve um projeto performativo com as encenadoras Maria Gil (com quem colabora no Teatro do Silêncio – Plataforma Artística) e Sara de Castro, co-fundadora da Companhia Teatral Útero. Em 2007, apresenta a sua primeira exposição individual na Galeria MAM – Mario Mauroner Contemporary Art, em Viena, intitulada “Powerfull Acrobat”. No mesmo ano participa na exposição coletiva “Faccia Lei”, comissariada por Elena Agudio no Spazio Tetis, Arsenale, 52ª Bienal de Veneza e na mostra “Beauty and the Beast”, com artistas como Jan Fabre ou Bernardi Roig no Museu Residenzgalerie, em Salzburgo. Salienta-se ainda “PUPPE PROJECT”, em 2010, na Galeria MAM – Mario Mauroner Contemporary Art, Viena, comissariada por Fabrizio Plessi no âmbito do Festival Art&Film, o projeto “There is no World when there is no mirror”, no Palácio Pombal, inserido no Festival Temps d´Images e produzido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2011 co-comissaria com Hugo Barata e Jean-François Chougnet “Observadores – Revelações, Trânsitos e Distâncias”, no Museu Coleção Berardo. Em 2009 é publicado o seu primeiro ensaio “Casa de Bonecas – Propostas Contemporâneas sobre a Mulher e a Subjetividade”. É atualmente Bolseira da FCT, encontrando-se a realizar Doutoramento na especialidade de Instalação-vídeo, em torno da Imagem e das artes performativas.

"- Did you feel your thought a step further in silence? Did you feel him move into the silence? Within each being the dead resurface. A night with other nights on top. (...) The man gnaws inside man, created are eyes who see in the dark. (...) Here now darkness is alive."

Herberto Helder, Or the continuous poem

“In Nigredo (2011-2013), the two figures slowly emerge from the darkness, gesture after gesture, drawing its contours through notes of light emerging from the "void" only to return to it and repeat the cycle again and again, in a continuous motion. In these images, which act as both mirror (where the reflection does not imitate, but rather creates dissonant images, flickers, intermittences of reason that lives in memory and oblivion) and eco, as resonance and repetition, bodies dangling between their unveiling and their concealment and through a ritualistic action that creeps in time and place. The only light is the one that offers the gesture (...) what the light unveils are paces that claim their circularity, destroying the two-dimensional view point that linearity gives, choosing, purposely, a vocabulary that structures itself in very simple elements, like walk, which allows movement through space, intensifying or distending the connections between bodies and objects.”

Ana Rito, 2013


Ana Rito lives and works in Lisbon.
Develops her activity between artistic practice (video, film, performance), research and curating, designing projects of transdisciplinary nature. In 2006, se shows "Melancholia" at CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, where a project is developed with performers Maria Gil (with whom she collaborates in the Theatre of Silence - Artistic Platform) and Sara de Castro, co-founder of the Útero Theatre Company. In 2007 she presented her first solo exhibition at the MAM gallery - Mario Mauroner Contemporary Art, Vienna, entitled "Powerfull Acrobat". In the same year she participated in the group exhibition "Faccia Lei", curated by Elena Agudio at Spazio Thetis, Arsenale, the 52nd Venice Biennale, and in the show "Beauty and the Beast," with artists such as Jan Fabre or Bernardi Roig, in the Museum Residenzgalerie in Salzburg. Note also the "Puppe PROJECT", in 2010, the MAM gallery - Mario Mauroner Contemporary Art, Vienna, curated by Fabrizio Plessi within the Festival Art & Film, as well as the project "There is no World When there is no mirror" at the Palácio Pombal, Lisbon, presented in the Temps d'Images Festival and produced by the Calouste Gulbenkian Foundation. In 2011, co-curates alongside Hugo Barata and Jean-François Chougnet "Observers - Revelations, Transits and Distances", in the Berardo Collection Museum, Lisbon. In 2009, she published her first essay "A Doll's House - Contemporary Proposals on Women and Subjectivity." She currently has a scholarship from FCT- Fundação para a Ciência e Tecnologia, conducting a PhD in Installation and Video, around image and performing arts.